Na hora de alinhar os dentes e ter um sorriso mais funcional e harmônico, os aparelhos dentários são a melhor solução para transformar os problemas ortodônticos e a sua autoestima.
Há vários tipos de aparelhos dentários no mercado para serem escolhidos por pacientes e ortodontistas, para todos os casos e orçamentos, sendo que todos os tipos se desenvolveram bastante nas últimas décadas, reduzindo o desconforto, custos e o tempo de uso.
Veja a seguir um resumo sobre cada tipo de aparelho ortodôntico!
Quais são os tipos de aparelhos ortodônticos?
Há no mercado modelos fixos e removíveis, com ou sem bráquetes, podendo ser metálicos e transparentes. A escolha depende muito da análise do especialista e das condições dos seus dentes, pois cada um possui uma função. O orçamento disponível para o investimento pelo paciente também conta muito.
Aparelho fixo metálico
É o mais comum dos aparelhos. É um conjunto formado de fios, bráquetes e bandas. Contam ainda com borrachinhas que prendem o aparelho ao bráquete. O tempo de uso varia para cada pessoa e é indicado para muitos tipos de problemas ortodônticos.
A manutenção tende a ser mensal. Exige muita dedicação quanto à higiene e podem ocorrer pequenas feridas.
Aparelho fixo estético
Este aparelho oferece mais vantagens que o anterior, principalmente por ser muito discreto, já que conta com bráquetes transparentes. Há três opções neste tipo: modelos de policarbonato, porcelana e safira.
Aparelho autoligado
Este tipo é confeccionado em metal, mas ele não necessita das borrachinhas do aparelho convencional. O fio ortodôntico é preso diretamente no bráquete, que também são menores se comparados ao aparelho comum, e além disso o tratamento é mais rápido.
Aparelho lingual
O aparelho lingual é idêntico ao modelo fixo tradicional, também feito em material metálico, com fios, bráquetes e borrachinhas. No entanto, ele é colado na parte interna dos dentes, com maior discrição. Possui higienização mais complexa.
Alinhadores transparentes
Os alinhadores transparentes, também conhecidos como “aparelhos invisíveis”, são a última geração de aparelhos dentários. São confeccionados com a ajuda de softwares específicos e tecnologia 3D, sob medida.
São imperceptíveis, removíveis, muito mais ágeis e não requer visitas constantes ao dentista, como os modelos acima mencionados. Outra vantagem é que é menos dolorido que os demais. Podem ser retirados na hora das refeições e da higiene bucal.
Nós da Ciotti Odontologia somos Invisalign Doctors em Campinas e normalmente optamos pela marca Invisalign por apresentarem as melhores tecnologia e resultados.
Aparelho extrabucal
Este modelo é o menos discreto de todos. Ele é recomendado para aplicar uma força mais elevada sobre os ossos da face/cabeça. São usados em pessoas que estão em fase de crescimento. Seu uso pode diminuir o risco de cirurgias no futuro, apesar de cada vez mais substituído por outras soluções ortodônticas.
Expansor palatino
É recomendado para corrigir a mordida do paciente ou aumentar o tamanho do palato — céu da boca. O objetivo é ampliar o arco dentário e ajudar também no tratamento de doenças como o bruxismo, corrigindo o ranger dos dentes muito em consequência das mordidas cruzadas.
Aparelho móvel
É utilizado após as fases ativa do tratamento, mais especificamente na fase de contenção. Serve para que os dentes não retornem à posição anterior ao tratamento. É recomendado para quem já concluiu a primeira etapa do tratamento, e o tempo de uso será determinado pelo dentista.
Veja também: Dia a dia com Alinhadores Invisíveis: dicas de sobrevivência
O que achou das dicas sobre os tipos de aparelhos dentários? Compartilhe estas ideias em suas redes sociais e deixe o seu comentário! Siga a Ciotti no Instagram!
No comment yet, add your voice below!