Skip to content

Tratamento caseiro para gengivite – O que funciona?

Tratamento caseiro para gengivite

Dá pra tratar em casa? Entenda o que é e como tratar gengivite corretamente

A gengivite é um problema muito comum entre os brasileiros. Mas antes de procurar por tratamento caseiro para gengivite, é importante você compreender melhor os problemas e suas complicações, saber como prevenir e tratar da forma correta. A seguir, veja algumas dicas dos especialistas da Ciotti Odontologia!

O que é gengivite?

A gengivite é uma inflamação na gengiva, que pode causar muito incômodo, bem como mau hálito, presença de pus, vermelhidão, hipersensibilidade e até febre. Esta inflamação é causada pelo acúmulo de bactérias no local, devido a fatores como higienização inadequada e pode comprometer um ou mais dentes.

Trata-se da fase mais branda da doença gengival, a chamada periodontite. Se não tratada, a gengivite pode evoluir e ter consequências mais sérias, como a perda de dentes, perda óssea e até problemas cardíacos.

Tratamento caseiro para gengivite
Gengiva inchada é sinal de gengivite

Deste modo, quando você sentir desconforto com a inflamação na gengiva, é aconselhável buscar o dentista para avaliar a situação. Ele poderá ainda indicar quais serão os cuidados que você deve fazer em casa.

Veja mais: Por que procurar um Periodontista?

Por que a gengiva inflama?

Em suma, a gengiva inflama devido ao acúmulo de bactérias local, por causa da má higienização. No entanto, há outros fatores que agravam o problema, como o consumo de cigarros, excesso de bebidas alcoólicas e outras doenças.

Pesquisas realizadas nos últimos 20 anos, mostram diversas doenças sistêmicas, tais como diabetes, câncer e muitas outras, manifestam como sintoma inflamações gengivais e servem como um sinal de alerta para dentistas e médicos.

Alguns medicamentos também podem ocasionar o aumento deste tecido causando ou agravando a gengivite em algumas pessoas. Mas vale ressaltar que ter bons hábitos de higienização evitam o problema.

Como tratar gengiva inchada e doendo?

O primeiro passo é fazer uma consulta ao dentista para entender melhor o problema. Existem doenças que podem manifestar como sintoma a gengivite ou a periodontite, como diabetes e problemas cardiorrespiratórios. O ideal é que um profissional avalie a situação.

Veja também: Doenças que podem se manifestar em problemas bucais.

Apenas o dentista especialista pode indicar os medicamentos certos para o seu caso, além de realizar uma limpeza especializada e recomendar a higienização correta.

Como tratar gengivite em casa?

A higiene bucal é o melhor tratamento e método de prevenção contra a gengivite. É muito comum, por descuido ou desconhecimento de como fazer uma higiene dental correta, a pessoa ficar com sobras de comida entre os dentes, e aquilo virar um foco de bactérias.

Por exemplo, se você foi a um churrasco e dias depois começa um incomodo. Pode ter certeza que algum pedacinho de carne ficou por ali.

Se este for o problema, dá para tratar em casa!

Com um fio dental verifique se existe algum resíduo no local. Faça uma boa higiene bucal conforme recomendado, 3 vezes por dia, passe o fio dental em toda boca, inclusive no dente inflamado e enxaguante bucal.

Caso o problema persista por mais de 2 dias, é importante que você procure um dentista e faça uma avaliação. Pode ser que ainda tenha ficado algum resíduo mais profundo, daí é necessário fazer profilaxia ou remoção de tártaro, que também é causado por acúmulo de bactérias e agravam a gengivite.

A higienização trata e previne o problema. Nenhum tratamento irá funcionar se não adotar as práticas corretas e diárias de higienização. Em suma, o uso do fio dental, a escovação correta, o uso do enxaguante bucal e análise profissional são as etapas para se livrar de vez da gengivite.

Remédios caseiros para gengivite: existe?

Se você está na fase aguda da gengivite, além da higiene profunda e correta, você pode tentar aliviar a dor do local bochechando solução de água morna e sal, como um paliativo, enquanto você está aguardando a consulta do dentista.

O mesmo vale para alguns chás que, segundo a sabedoria popular, ajudam a tirar o inchaço e amenizar a inflamação, como é o caso do chá de potentilla, cravo, salvia e mirtilo.

Vale ressaltar que apenas a visita ao dentista vai solucionar um problema já instalado. Se você estiver com um pedaço de comida escondido entre o dente e a gengiva, ou com a boca cheia de tártaro, não vai ter chá que resolva seu problema. Pior, pode até agravar.

Nenhum remédio caseiro substitui a profilaxia no consultório do dentista. Se o problema persistir por mais de 2 dias procure um dentista!

Automedicação e seus problemas

Evite a automedicação. Há medicamentos que podem agravar a inflamação da gengiva ao invés de tratá-la. Consulte um dentista e saiba qual o melhor remédio para a inflamação e dedique-se à higienização adequada.

Profilaxia realizada com um dentista especialista

No consultório, o dentista realiza a profilaxia adequada e avalia a extensão do problema, para sua segurança e saúde da sua boca. Além disso, é recomendado que você faça uma limpeza especializada pelo menos todos os anos em consultório. Então, agende já a sua consulta com a equipe Ciotti.

Veja também: Plástica Gengival: Quem deve recorrer a este tratamento?

O que achou das dicas sobre o tratamento caseiro para gengivite? Compartilhe estas ideias em suas redes sociais e deixe o seu comentário! Siga a Ciotti no Instagram!

Compartilhe

Artigos Relacionados

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *