Recobrimento Radicular: tratamento para gengiva exposta

Cirurgia plástica periodontal para recobrimento radicular de recessões gengivais

A periodontia passou por grandes transformações nos últimos anos, tanto nos avanços científicos como na tecnologia, um dos procedimentos que evoluiu muito nos últimos 15 anos é o recobrimento radicular, tratamento para recessão gengival.

Hoje existe uma preocupação especial com a manutenção do tecido periodontal, desde o cuidado para mantê-lo saudável até com as alternativas possíveis de enxerto. Essa nova perspectiva permitiu que os procedimentos tenham uma maior previsibilidade e se enquadrem nas preferências do paciente.

Aí entra um procedimento muitas vezes chamado de Cirurgia Plástica Gengival, ou de Recobrimento Radicular, para corrigir o desenho da gengiva e evitar a exposição da raiz do dente.

O que é recobrimento radicular?

Radicular significa algo que pertence ou diz respeito à raiz, assim sendo, fica óbvio que o recobrimento radicular gengival é o tecido gengival que envolve raiz do dente na linha da gengiva.

A migração da margem da gengiva no sentido da raiz do dente é denominada recessão gengival, também conhecida por retração gengival, fazendo que a gengiva suba ou desça expondo a raiz. Este problema ocorre por diferentes fatores em grande parte da população.

Cirurgia de Recobrimento Radicular para Recessão Gengival
Recessão Gengival: um problema que pode ser corrigido com cirurgia de recobrimento radicular.

A técnica mais conhecida e utilizada para restaurar esta gengiva é a Cirurgia Plástica Periodontal para Recobrimento Radicular, onde se retira um enxerto do tecido conjuntivo do palato do próprio paciente, aplicando-se em seguida sobre a raiz exposta.

Hoje, já existem técnicas cirúrgicas alternativas que evitam a necessidade do uso do tecido de enxerto conjuntivo do próprio paciente, optando-se pelo uso de tecido de origem homógena (pouco utilizada no Brasil), e mais recentemente o uso de biomaterial animal, proveniente de suínos, com muita segurança, baixo custo, boa previsibilidade de resultados e, o melhor: com menos sofrimento para o paciente.

De qualquer forma, a técnica para realizar o procedimento evoluiu muito nos últimos anos, trazendo avanços para a cirurgia de recobrimento radicular, tais como:

  • Uso da odontologia digital na periodontia com escaneamento tomográfico, permitindo a seleção de melhores áreas para incisão do palato e maior precisão;
  • Evolução nos tipos de incisões, proporcionando uma melhor cicatrização com menor sofrimento
  • Enxerto utilizando o tunél (técnica de Zucchelli)
  • Utilização de produtos auxiliares que podem ser utilizados para a melhor recuperação do paciente no pós-operatório;
  • Utilização alternativa de biomateriais de origem animal.

Estas são possibilidades que podem ser encontradas em uma clínica odontológica moderna ou de referência , preocupada com o máximo bem estar do paciente.

Quais problemas o recobrimento radicular resolve?

As principais queixas de pessoas com recessão são hipersensibilidade no local e com o aspecto estético, justificando a realização do tratamento cirúrgico. Porém os problemas podem avançar muito, chegando ao ponto de perder o dente prematuramente.

A recessão gengival pode ser causada por motivos genéticos, escovação traumática, tabaco, má higiene oral, ou mesmo por uma sequela de outros procedimentos odontológicos que acabam expondo a raiz do dente sem intenção, gerando um defeito permanente na gengiva.

Riscos de ter uma raiz de dente exposta?

O problema não é somente estético.

Além da hipersensibilidade, onde o simples fato de beber ou comer causam uma dor extrema de quem sofre com o problema, existe também um risco muito maior da pessoa sofrer de cáries e/ou doenças periodontais, que são inflamações graves que atingem a raiz e a parte óssea da sua boca e um dos principais motivos para perda dos dentes prematuramente no Brasil. Por isso, não empurre com a barriga!

Se você esta com um problema, procure por um Periodontista, que é o especialista responsável por resolver este tipo de problema e corrija o quanto antes.

Tem alguma dúvida ou precisa de uma consulta? Entre em contato com a Ciotti Odontologia em Campinas!

 

 

Compartilhe

Cursos de Especialização e Mestrado em Implantodontia em Campinas SP

Especialização e Mestrado em Implantodontia com início em 2022

Conheça um pouco sobre os cursos de Mestrado e Especialização em Implantodontia para Graduados e Pós-Graduados em Odontologia, com inicio em 2022, sob coordenação do Prof. Dr. Danilo Lazzari Ciotti na São Leopoldo Mandic.

CURSOS P/ FEVEREIRO DE 2024

Especialização em Reabilitação Oral e Estética

Especialização em Reabilitação Oral e Estética com capacitação para reabilitação bucal através de implantes dentários ou prótese sobre dentes, reconhecido pelo MEC e CFO.

O curso tem duração total de 36 meses, 2.491 h/l, com intensa atividade clínica, ministradas por um corpo docente altamente qualificado, contando com a estrutura completa para o aprendizado, tecnologias modernas e sistemas inovadores em uma das maiores instituições de ensino clínico odontológico do Brasil.

O aluno terá a oportunidade de realizar reabilitações dos mais variados tipos, desde um elemento unitário, passando por overdentures, até reabilitações extensas. Terá treinamento em Odontologia Digital aplicada à Reabilitação Oral.

A carga horária total do curso está dividida em 750 horas na Especialização em Periodontia; 48 horas na Cirurgia Plástica Periodontal e Peri-implantar e 64 horas em Capacitação Implantodontia somando um total de 862 horas.

Atrativos

Tripla Certificação: O aluno formado neste curso recebe três certificados, sendo eles de: Especialização em Implantodontia (reconhecido pelo MEC e CFO); Especialização em Prótese Dentária (reconhecido pelo MEC e CFO) e Especialização em Cirurgia Plástica Periodontal e Peri-implantar (reconhecido pelo MEC).

Objetivo do curso

Preparar o profissional para utilização de técnicas para um tratamento protético, periodontal e de implantes ensinadas de forma correta, integrada e multidisciplinar. Sempre apoiadas e alicerçadas na literatura atualizada e nas novas tecnologias. Ao final do curso o participante estará apto a:

  • Utilizar os princípios oclusais e estéticos no planejamento reabilitador;
  • Realização de cirurgias como Enxertos ósseos, levantamento de seio traumático e atraumático;
  • Realização de cirurgias periodontais pré-protéticas, periimplantares e de envolvimento estético;
  • Implantodontia e as muitas opções: como analisar, como escolher e se posicionar no mercado;
  • Reabilitação Oral com os novos materiais e as novas tecnologias: Sistema CAD/CAM, facetas laminadas e lentes de contato;

Local: Unidade São Leopoldo Mandic Campinas

Início: 21/03/2022

Mais Informações: Especialização em Reabilitação Oral e Estética (MEC/CFO) SL Mandic

Mestrado em Implantodontia

Curso com nível de Mestrado em Implantodontia em 2022 na SL Mandic Campinas para Cirurgiões-Dentistas Especialistas em Implantodontia ou Periodontia.

O curso terá duração de 24 meses e o aluno formado recebe um Diploma de Mestre em Implantodontia, reconhecido pela CAPES/MEC de atuar em projetos educacionais, na formação de recursos humanos de forma interdisciplinar e multidisciplinar, resultando no avanço da Odontologia em âmbito internacional, nacional, regional ou local.

Atrativos

O programa conta com intercâmbios e cooperações mediados por empresas do setor produtivo, gerando produtos e inovação, bem com a capacitação de profissionais para atender à demanda do setor. Além disso, são promovidos em cooperação com importantes empresas do mercado, eventos científicos e visitas técnicas, nas quais inovações tecnológicas e novos produtos são apresentados ao corpo docente e discente.

Objetivo do curso

O Programa tem como objetivo formar um profissional com alta competência técnica para o exercício da prática profissional de forma transformadora, com base na necessidade da sociedade e no atendimento direto ao público, assim como habilitar o profissional ao exercício das funções de pesquisa e extensão, para o desenvolvimento de produtos técnicos inovadores, assim como de processos no setor produtivo.

Local: Unidade São Leopoldo Mandic Campinas

Início: 14/02/2022

Mais Informações: Mestrado Especial em Implantodontia para Especialistas SL Mandic (CAPES/MEC)

Prof. Dr. Danilo Lazzari Ciotti

Conheça um pouco mais sobre o coordenador do curso:

  • Doutor em Clínica Odontológica na Área de Concentração em Prótese Dental, pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP;
  • Mestre em Clínica Odontológica na Área de Concentração em Periodontia, pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP;
  • Especialista em Periodontia pela Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas Regional Piracicaba – EAP/APCD Piracicaba;
  • Coordenador dos Cursos de Mestrado e Especialização em Periodontia – SLMandic Unidade Campinas;
  • Co-autor de diversos livros e capítulos de Periodontia e Implantodontia;
  • Diversos cursos Ministrados no Brasil e no exterior;

Acesse o site da São Leopoldo Mandic para saber todos os detalhes dos cursos ou entre em contato com o Dr. Danilo Ciotti. Informações no site da SL Mandic. 

Compartilhe