Skip to content

Clareamento Dental no Consultório: Conheça os principais tipos!

Ter dentes mais brancos e bonitos é mais fácil do que você imagina. O clareamento dental é um procedimento seguro e não invasivo, que tornam os dentes brancos, otimizando a estética bucal e a autoestima do paciente. Há vários tipos de clareamento dental, alguns mais adequados que outros. A seguir, tire todas as suas dúvidas!

O que é o clareamento dental?

Você pode dizer adeus aos dentes manchados ou amarelados! A cada dia surgem novos tipos de clareamento dental que melhoram a estética da boca e a autoestima da pessoa. Há muitos motivos para os dentes ficarem manchados: consumo de determinados alimentos e bebidas, medicamentos, tabagismo, falta de higiene adequada, etc.

Desta forma, surgiu o clareamento dental, um procedimento que consiste em utilizar produtos à base de peróxido de hidrogênio, que quebram as moléculas pigmentadas na superfície dental, dissociando-as em moléculas menores e deixando o dente mais claro. Em geral, este tratamento devolve a cor natural dos dentes em poucas etapas.

É de praxe a limpeza diária e a de consultório, abrangendo dentes e gengiva. De fato, a limpeza é um processo importante para a saúde e estética dental. E deve ser realizada antes da decisão de clarear os dentes. Mas apenas a limpeza não devolverá a cor natural.

Em resumo, o profissional faz uma pequena limpeza na superfície dos dentes a serem clareados e protege a gengiva a redor desses dentes. Depois, aplica a técnica de clareamento dental, como é o caso de uso de géis clareadores, com a segurança necessária.

Contraindicações

Algumas situações são contraindicadas para o uso de clareamento dental:

  • Gestantes;
  • Menores de 15 anos;
  • Pacientes com cáries;
  • Pessoas que têm alergia aos componentes da fórmula do gel clareador;
  • Pacientes com restaurações defeituosas ou ainda com problemas na gengiva;
  • Pacientes com dentes manchados por tetraciclina na infância;
  • Pessoas com problemas de formação do esmalte.

Tipos de clareamento dental

Há no mercado muitos tipos de clareamento dental. No entanto, algumas técnicas se tornaram ineficientes. A dica é consultar um especialista para uma avaliação.

Nos métodos mais recentes, durante o clareamento pode ser mantida a dieta convencional. Ou seja, se o paciente gosta de tomar café, os estudos mostram que o café não impacta negativamente no clareamento, assim como o vinho, condimentos e molhos, sucos escuros ou corantes – conforme Dr. Danilo Ciotti.

A seguir, conheça os diferentes tipos de clareamento!

Fitas de Clareamento Dental

Além de ineficientes em relação a outros métodos de clareamento dental, as fitas de clareamento dental possuem tamanho único, que deve ser adaptado aos mais variados tipos e tamanhos de dentes. São pouco abrasivas e devem ser usadas em casa. No entanto, o paciente pode ter reações adversas. Não se trata de um tratamento profissional ou de ponta.

Géis Clareadores

São sados em tratamentos caseiros recomendados e acompanhados pelo dentista ou mesmo em consultório. Neste caso, o produto é colocado com cuidado sobre o o paciente, que é ativado com luz, sendo necessárias pelo menos três sessões para que o clareamento seja feito – a quantidade de sessões deve ser avaliada pelo dentista.

Clareamento Caseiro

Em casa, o clareamento por gel é feito com o uso de moldeira, que é um dispositivo de silicone feito sob medida, de forma que se encaixa perfeitamente na arcada dentária do paciente. Nela, se aplica o gel clareador que vai entrar em contato com os dentes por um período que pode variar de 30 minutos à uma hora. Todo este processo é intercalado com o acompanhamento do dentista. Há ainda a possibilidade de usar os géis nestas duas situações, em conjunto.

Clareamento a Laser

O uso de laser no clareamento dental caiu em desuso. É um tipo de clareamento dental que pode ser feito no consultório em 2 ou 3 sessões mas agora se utiliza luz. O laser em si não traz nenhum benefício.

Clareamento com Luz

Hoje esta é a alternativa mais cômoda para o cliente. É utilizado o gel clareador e a luz ultravioleta é utilizada para intensificar a ação do produto. É possível reduzir a sensibilidade dentária após o procedimento. Leva em torno de 20 minutos e os resultados são notados mais rapidamente, entre a segunda e a terceira sessões.

Facetas e Lentes de Contato Dental

O uso de Facetas e Lentes de Contato Bucal são alternativas interessantes e definitivas para quem deseja transformar todo seu sorriso de forma rápida, e cmo efeito colateral deste tipo de tratamento, evidentemente o paciente poderá escolher um novo branco para seus dentes. E não é só isso: é possível criar um projeto estético para toda a boca, com o uso de aplicação de lentes ou facetas sobre os dentes, com um desgaste mínimo do dente natural. Não se trata de um tipo de clareamento, mas de uma alternativa estética.

Se a pessoa quer somente clarear os dentes, as alternativas anteriores são mais baratas e mais indicadas.

Hoje em dia, as opções são inúmeras, mas SEMPRE busque a orientação de um dentista e FUJA de receitas caseiras ou compradas em sites duvidosos. Ter um sorriso bonito é bom, mas preze sempre pela sua saúde e pela sua segurança.

Veja também: 6 Vantagens do Aparelho Invisalign: invista no seu sorriso!

O que achou das dicas sobre clareamento dental? Compartilhe estas ideias em suas redes sociais e deixe o seu comentário! Siga a Ciotti no Instagram!

Compartilhe

Artigos Relacionados

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *