Skip to content

Como fazer um Clareamento Dental em Casa: 100% Garantido!

Clareamento dental Caseiro funciona?

Clareamento Dental Caseiro: será que dá certo? Confira aqui os métodos que funcionam!

Impulsionado pelas redes sociais, influenciadores e artistas, o Clareamento Dental veio com tudo, melhorando sorrisos e aumentando autoestimas, com técnicas seguras e ótimos preços, podendo ser feitos em casa ou no consultório do seu dentista particular.

Infelizmente, junto com a moda dos dentes brancos e brilhantes, veio uma infinidade de produtos que, além de não clarear seus dentes, tem o potencial de prejudicar você.

Saiba quais são eles e as melhores técnicas para realizar um Clareamento Dental Caseiro com segurança.

 

Métodos Caseiros para Clareamento Dental

Antes de começar esta conversa é necessário diferenciar clareamento dental realizado em casa e clareamento dental caseiro.

Em um deles a pessoa tem o auxílio de um profissional que estudou em uma universidade durante anos e esta preocupado em satisfazer um cliente. Do outro lado a pessoa procura um atalho na internet e está disposta a utilizar produtos pouco ortodoxos para manter uma boa saúde bucal.

A internet é um caldeirão de onde pode se sair de tudo, e o que mais existe são aproveitadores dispostos a ganhar dinheiro fácil de pessoas ingênuas, sem explicar os riscos envolvidos com o procedimento.

No entanto existem bons produtos, que até podem até ser adquiridos na internet. Logo abaixo vamos listar todas estas possibilidades, indicando o que funciona e o que não funciona para deixar seus dentes mais brancos.

Carvão para dentes funciona?Carvão Ativado

O carvão ativado é uma substância abrasiva que quando aplicado dá uma sensação de dente lisinho momentaneamente, mas na verdade o que ele faz é lixar o esmalte do seu dente e não atua de forma alguma na mudança da tonalidade.

Se exibirem uma propaganda de antes e depois mostrando qualquer mudança nesse sentido, saiba que é 100% falso. Ou é um efeito pelo contraste da coloração do carvão ou os dentes estavam tão sujos no antes que até parece que melhorou.

Dentre os riscos do uso continuo do carvão ativado, destacamos desgaste do esmalte do dente, sensibilidade, pigmentação e manchas em dentes restaurados com resina, alergias e até mesmo lesões gengivais, que podem avançar para problemas periodontais a longo prazo.

Veja também: Clareamento Dental no Consultório: Conheça os principais tipos!

Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio também é abrasivo e não deve ser utilizado continuamente. Sua suposta ação clareadora tem a ver com a limpeza que ele promove na camada superficial do esmalte, dando a impressão de que os dentes estão mais brancos.

Ele também pode danificar o esmalte dos seus dentes, expondo-o a ação de bactérias e problemas gengivais.

Açafrão, Cúrcuma e Casca de Banana

Estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto chegaram a conclusão que a cúrcuma e a casca da banana além de não clarear, conforme o prometido, podem amarelar ainda mais da cor dos seus dentes.

O produto tem um alto potencial de tingimento, basta você esfregar nos dedos para verificar esta característica.

Óleo de Coco e Óleos Essenciais

Sim, além de servir como ingrediente culinário, lavar roupas, para embelezar a pele, os cabelos, emagrecer, este poderoso produto natural também tem capacidade de clarear seus dentes!

Não, né gente… não existem evidências científicas de clareamento dental ao usar óleo de coco ou óleos essenciais nos dentes.

Existem estudos que indica que o óleo de coco possui algumas enzimas capazes de conter alguns tipos de bactérias da boca, mas daí para remover a placa bacteriana já encrustada no seu dente é uma promessa muito exagerada.

Uma limpezinha profilática no dentista vai lhe trazer benefícios mil vezes maiores, mais baratos e em muito menos tempo.

Enxaguantes e Pastas de Dentes Branqueadoras

Funcionam! Mas seus resultados são bem pouco significativo.

Cremes dentais e enxaguantes bucais fabricados para branquear os dentes utilizam o peróxido de hidrogênio em sua composição, que é o principio ativo utilizados no clareamento, mas estão presentes em pouca quantidade.

Eles são indicados para prevenir ou retardar manchas nos dentes, podendo também ajudar a manter os resultados de clareamentos feitos com acompanhamento do dentista, porém seu potencial para transformar um sorriso amarelo em um lindo sorriso branco é pequeno.

Veja também: Posso tomar vinho ou café durante o clareamento dental?

Clareamento Caseiro com Gel

Sim! O clareamento caseiro com gel e moldeira realizados em casa funciona tão bem quanto no consultório com luz e costumam ter ótimos resultados, obtendo clareamento real dos dentes.

Funciona por que o clareamento ocorre através de um agente branqueador poderoso, compostos por peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio, porém se trata de um produto químico, por isso envolve riscos.

Quando utilizado da maneira correta, no tempo certo, o produto entra nas estruturas do dente e reage, quebrando as moléculas dos pigmentos e manchas, tornando-os mais claros sem agredi-los.

O problema acontece quando o paciente quer pular a consulta com o dentista e vai comprar um produto chinês do mercado negro ou sem procedência na internet seguindo as orientações da sua blogueira preferida.

O acompanhamento odontológico durante um tratamento de clareamento dental é importante para determinar a técnica mais adequada para você e a quantidade de agente químico a ser utilizado, mesmo que por indicação do dentista o clareamento seja realizado em casa.

Para determinar isso o dentista vai levar em consideração a tonalidade que você quer chegar, seu histórico odontológico, sua idade, seus costumes alimentares, exames clínicos e  raio-x, antes de efetuar qualquer tipo de intervenção.

Além disso, o procedimento é contraindicado para pessoas que com placas bacterianas, tártaro, inflamações na gengiva e gestantes, o que torna ainda mais importante a avaliação do dentista.

Veja a quais riscos você fica sujeito sem a orientação de um dentista:

  • Sem a orientação adequada você pode aplicar uma quantidade inadequada do produto, afetando diretamente os resultados obtidos;
  • Em caso de excesso de produto você pode ferir sua a gengiva, podendo evoluir para um caso de recessão gengival
  • Você pode atingir acidentalmente os nervos e artérias da polpa do seu dente
  • Pode haver inflamações e sangramentos, que podem se agravar para problemas periodontais, que são uma das maiores causas de perda de dentes do Brasil
  • Problemas estomacais ao engolir sem intenção o produto, podendo levar ao surgimento de gastrite e úlceras

Não foi sem motivos que a Anvisa proibiu a comercialização livre de kits de produtos clareadores. Hoje, no Brasil, estes materiais só podem ser comprados com receita através da indicação do dentista em farmácias.

Veredito Final

Clareamento dental com produtos baratinhos, promessas milagrosas e de origem duvidosa é uma ótima receita, mas não para ficar com lindos dentes brancos, sim para ganhar um problema sério ou até mesmo ficar sem dentes.

Não se arrisque! Ter os dentes brancos e bonitos é ótimo e vale muito a pena, mas sempre de olho na saúde bucal, com o produto e orientação de um dentista de confiança!

Tem alguma dúvida? Quer realizar um clareamento dental com segurança? Fale com a Odontologia Ciotti.

Compartilhe

Artigos Relacionados

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *