O mau hálito crônico é uma situação constrangedora, que atinge muitos brasileiros. Possui diferentes causas que precisam ser investigadas. Mas, fique tranquilo, existem soluções para este caso.
Veja a seguir quais são as alternativas e como o dentista pode ajudá-lo neste processo!
Escovo meus dentes e continuo com mau hálito
O mau hálito, ou halitose, é um problema muito comum. Trata-se de um odor desagradável persistente no ar exalado pela boca, que na maioria dos casos não é grave e tem solução.
Os motivos podem ser bastante variados e podem ser investigados pelo paciente e pelo dentista. O mau hálito crônico, no entanto, pode estar associado a certas doenças ou comportamentos, o que pode fazer o mau hálito persistir, mesmo escovando os dentes.
É preciso compreender também que na boca humana há até 700 tipos de bactérias que possuem uma ação protetiva e equilibrada. Quando há um desequilíbrio da flora bucal, geralmente por falta de cuidados, pode ocorrer odor intenso.
É claro que o mau hálito crônico causa desconforto e constrangimentos. O primeiro passo é descobrir a causa do problema, pois há muitos motivos e procedimentos diferentes para acabar com o problema. Assim, a dica é de antemão procurar ajuda especializada.
Causas mais comuns do mau hálito crônico
Em 90% dos casos, o mau hálito crônico são causas relacionadas a problemas bucais e são mais fáceis de resolver. O problema está associado à falta de higiene bucal adequada, à desidratação ou alimentação. Os problemas bucais mais comuns que causam mau hálito crônico são:
- Gengivite
- Cáries
- Cáseos (placas bacterianas depositadas nas amígdalas),
- Periodontite (doença da gengiva)
- Xerostomia (boca seca)
- Saburra (placa de bactérias depositadas na língua).
Estes problemas podem ser solucionados com profilaxia no consultório do dentista ou periodontista especializado, de forma preventiva ou corretiva, e com hábitos de higiene bucal adequados.
Contudo, há várias outras causas extrabucais que podem causar o mau hálito crônico, tais como:
- Insuficiência renal e hepática
- Diabetes ou hipoglicemia
- Problemas na garganta e estômago
- Infecções nos brônquios e pulmões
- Refluxo gástrico
Outras causas que também podem levar ao mau hálito crônico são estresse, uso do tabaco, uso de bebidas alcoólicas frequentes, uso de determinados medicamentos ou tratamentos de saúde, ronco, respiração pelo nariz, baixo consumo de água, entre outros motivos.
Neste caso, além do dentista, outros especialistas podem ser consultados na hora de buscar uma solução. Pode-se ainda solicitar exames. Já o mau hálito pela manhã é bastante comum e normal, pois quando dormimos há uma redução do fluxo da saliva.
Mau hálito com cheiro de fezes ou carniça
Existem muitos relatos de pacientes que sentem uma halitose intensa, com cheiro de carniça ou fezes, o que sem dúvida gera um grande incomodo.
O mais provável é que a causa esteja associada aos problemas já citados anteriormente.
Porém, segundo alguns especialistas, o problema também pode ser causado por obstrução intestinal, que ocorre quando o intestino delgado ou grosso está bloqueado e não consegue mais movimentar os alimentos digeridos pelo corpo. Neste caso, as fezes recuam, o que pode provocar o mau hálito, mas esta seria uma situação rara e uma hipótese bastante remota.
Como acabar com o mau hálito
O primeiro passo é consultar um especialista e investigar melhor o problema. Adotar práticas de higiene bucal diariamente e com mais precisão é outra forma de corrigir e evitar o problema. Evitar o cigarro e as bebidas alcoólicas, bem como alimentos que você percebe que causam o problema é essencial.
Utilize produtos bucais específicos para o problema – como cremes dentais e enxaguantes. Faça uso contínuo do fio dental. Escove muito bem os dentes e os demais elementos da boca, como língua, gengivas e mucosas. Beber água regularmente e evitar períodos longos de jejum ajudam a corrigir a situação.
Em casos relacionados às doenças, é preciso consultar inicialmente um dentista para melhor tratar o problema.
Veja também: 6 Vantagens do Aparelho Invisalign: invista no seu sorriso!
O que achou das dicas sobre o mau hálito crônico? Compartilhe estas ideias em suas redes sociais e deixe o seu comentário! Siga a Ciotti no Instagram!
No comment yet, add your voice below!