Skip to content

Periodontia e Saúde Sistêmica do Paciente

importancia do especialista em periodontia para saude geral do paciente

As doenças gengivais, podem causar outros problemas, afetando a saúde sistêmica do paciente.

 

Sim, doenças bucais afetam também outros órgãos, prejudicando outros sistemas, e neste artigo vamos conhecer a importância e os sintomas que se manifestam na sua boca relacionados a saúde geral do indivíduo.

 

Odontologia Sistêmica: Qual é a importância da saúde bucal na saúde do corpo como um todo?

 

É como diz o antigo ditado: a saúde começa pela boca. E hoje, podemos comprovar que ele é 100% verdadeiro.

Pesquisas realizadas nos últimos 20 anos, mostram a relação de várias doenças que acometem a cavidade bucal com outros problemas de saúde, inclusive de doenças sistêmicas, tais como diabetes, câncer e muitas outras, e passaram a servir como um sinal de alerta para dentistas e médicos.

Quais são doenças que podemos relacionar à Doença Periodontal

A doença periodontal é causada por uma inflamação bacteriana no tecido gengival. Estas bactérias podem “escapar” da boca para a corrente sanguínea, possíbilitando que o paciente sofra com outras doenças, inclusive as doenças sistêmicas e inflamação generalizada. Entre elas:

Diabetes

Talvez uma das correlações mais estudadas seja o diabetes. A periodontite não causa diretamente a doença, mas os estudos mostram que é um fator agravante para o paciente diabético, onde um problema retroalimenta o outro.

O diabetes aumenta periodontite, a periodontite aumenta diabetes, estabelecendo-se entre essas duas enfermidades uma relação de via bidirecional, na qual a doença gengival prejudica o controle da glicemia e do açúcar do diabético, e o diabético, que possui dificuldade de cicatrização, tem a periodontite agravada.

Doenças Cardiovasculares e Respiratórias

A doença gengival é uma infecção de origem bacteriana. As bactérias da região bucal podem atingir a corrente circulatória e o sangue.

Se essa bactéria se alojar em áreas próximas ao coração, em artérias, ou mesmo próximas ao pulmão e vias respiratórias, vão acabar prejudicando estes sistemas, gerando  problemas respiratórios e problemas do coração.

 

Aterosclerose

Existe também uma correlação da doença periodontal com aterosclerose, que por meio de um processo inflamatório, pode causar infecção do endotélio vascular e contribuir para a ocorrência da doença, o que aumenta o risco de isquemia do miocárdio e infarto, sempre precedidos de eventos tromboembolísticos.

 

Leucemia

A leucemia pode ser a causa do sangramento das gengivas. Gengivas inchadas ou sangramento repentino em uma pessoa com boa saúde bucal é um sinal de alerta para a doença.

 

Gestação e Parto Prematuro

Pacientes gestantes também têm que tomar cuidado com a condição bucal, pois um problema gengival, em um quadro mais grave, pode levar muitas vezes ao nascimento prematuro do bebê.

A gestante com a manifestação de doença periodontal, têm sete vezes e meia mais chance de desenvolver parto prematuro e bebês.

 

Periodontia vs Medicina

Hoje, é cada vez mais comum os médicos que trabalham com a área de cardiologia, diabetes, ginecologistas e obstetras, solicitarem o apoio do dentista especialista em periodontia

Principalmente se um paciente precisa fazer alguma intervenção cirúrgica, em especial do coração, muitos médicos têm orientado esses pacientes a consulta ao periodontista antes da cirurgia, para uma avaliação previa ou mesmo controle da doenças crônicas.

Embora a correlação entre doenças bucais e a saúde sistêmica do paciente já esteja mais que comprovada pelos estudos científicos, público em geral ainda não está totalmente consciente da importância desta informação. 

Porém, isto vem mudando graças a internet e às redes sociais, que ajudam a massificar este conhecimento, fazendo que os pacientes tomem mais cuidado com a saúde bucal, conheçam os sintomas e identifiquem indícios de problemas por conta própria, levando-os a buscar um profissional mais rapidamente.

Já os médicos e profissionais da área de saúde entendem bem essa inter-relação, e estão atentos aos cuidados relacionados a saúde bucal. Afinal de contas, o paciente é um ser único. Independente do especialista ser um médico, dentista ou fisioterapeuta, todos trabalham em prol do indivíduo.

Tem alguma dúvida ou precisa de uma consulta? Entre em contato com a Ciotti Odontologia em Campinas!

Compartilhe

Artigos Relacionados

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *