Esteticamente, nem sempre a gengiva deixa o sorriso em harmonia. Preocupações em relação à gengiva são muito comuns entre pessoas que buscam o tratamento no consultório do dentista. No entanto, a plástica gengival trouxe a soluções para muitos problemas neste sentido. A seguir, saiba mais como funciona o tratamento, quem deve fazer e quais são os cuidados após o procedimento.
O que é a plástica gengival?
A plástica gengival é um procedimento cirúrgico, realizado exclusivamente no consultório por um especialista periodontista, cujo objetivo é tratar o tecido gengival, seja alterando o seu tamanho, ajustando o desalinhamento, o contorno ou a sua espessura, trazendo mais harmonia estética ou funcional para o seu sorriso.
O procedimento, apesar de ser delicado e preciso é de fácil recuperação, mesmo exigindo alguns cuidados, como você verá a seguir.
O primeiro passo é uma análise completa da gengiva, definição do objetivo da cirurgia e dos problemas que devem ser solucionados. A plástica gengival ganhou destaque e popularidade, pois muitas celebridades optaram pelo procedimento.
Como é feita a plástica gengival?
O procedimento pode durar de 30 minutos a 2 horas e existem 3 técnicas que podem ser utilizadas na sua plástica gengival:
- Reposicionamento da margem gengival — é ideal para casos de retração gengival. Utiliza-se um enxerto (retirado do palato) para recobrir as raízes dos dentes.
- Gengivoplastia — o especialista faz o recorte e reconstrução do contorno do tecido gengival. É a técnica mais rápida e simples.
- Gengivectomia — é ideal para retirar o excesso da gengiva, sendo necessário também mexer nos ossos e ligamentos periodontais. É o método mais complexo.
Problemas que podem ser corrigidos com a plástica de gengiva
Muitos são os problemas que podem ser corrigidos com a plástica gengival. Entre eles, destacam-se:
- Gengivas com manchas aparentes, escuras ou despigmentadas.
- Retração gengival – quando a raiz fica exposta por causa do tamanho diminuto da gengiva.
- Problemas de sensibilidade.
- Gengiva em excesso (hipertrofia gengival) – ficando desproporcional em relação aos dentes.
- Contorno irregular da gengiva – o que deixa alguns dentes maiores que outros.
- Entre outros.
Quem pode recorrer?
É preciso conversar com o seu dentista periodontista para saber se você precisa deste procedimento, e qual a melhor técnica para o seu caso. No entanto, há contraindicações para grávidas, pessoas com quaisquer tipos de problemas de coagulação, fumantes, hipertensos e portadores de diabetes fora do controle. É sempre bom avaliar também junto um médico antes de realizar o procedimento. Além disso, o paciente não deve ter outros problemas bucais, como cáries ou gengivite.
Recuperação da cirurgia plástica gengival
Além de garantir os procedimentos pré-operatórios – como tratar cáries e outros – após a cirurgia, é preciso seguir as orientações do dentista. Ele indicará os medicamentos necessários, bem como produtos de higiene, como bochechos e compressas frias. Vale ressaltar que durante a escovação, não se deve mexer no local operado. Não se deve fazer exercícios físicos durante o pós-operatório e nem pegar sol em excesso. Também não se deve consumir bebidas alcoólicas neste período.
Veja também: 6 Vantagens do Aparelho Invisalign: invista no seu sorriso!
O que achou das dicas sobre plástica gengival? Compartilhe estas ideias em suas redes sociais e deixe o seu comentário! Siga a Ciotti no Instagram!
No comment yet, add your voice below!