O seu implante dentário caiu? Não é uma situação normal, mas pode ocorrer por diversos motivos.
Um especialista em implantes dentários pode avaliar melhor a situação, mas geralmente fácil de resolver. A seguir, veja por que um implante dental pode cair e qual a solução para o seu problema!
Causas da perda de implantes dentários
Muitos são os motivos que podem levar um implante dental a cair, mas é muito raro isso acontecer. Vale ressaltar que na fase inicial do implante, é comum o especialista não apertar muito para evitar danos e otimizar a recuperação do paciente, o que pode dar a impressão do implante estar solto, principalmente com o dente provisório.
Durante a cicatrização também podem ocorrer um desencaixe, deixando o implante mais solto. Isso porque o pilar de cicatrização pode não ficar totalmente encaixado no implante e se soltar.
Isso ocorre durante a cirurgia e debaixo da gengiva, por causa da visibilidade limitada do profissional. Um pedaço de osso, o tamanho da gengiva, grânulos de enxerto ou fio de sutura podem comprometer o encaixe, deixando o implante mole, o que é fácil de resolver.
Por isso, são marcados um ou mais retornos nos primeiros meses, assim o dentista pode avaliar se é necessário apertar o implante.
Se você sente que seu implante dentário está solto ou se movendo, marque um retorno e peça para o dentista verificar. Pode ser que ele precise apenas apertar o implante dentário novamente.
Rejeição do implante dentário
É importante ressaltar que os implantes são feitos de titânio, que é um material biocompatível e inerte ao organismo na imensa maioria dos pacientes. Existem estudos que apontam a possibilidade de alergia em raríssimos casos, mas ainda assim esses estudos ainda estão em debate na comunidade científica, e não existe uma conclusão sobre o assunto.
O que pode ocorrer, muito raramente, são problemas oriundos da cirurgia, pós-operatório, problemas com o osso ou mesmo problemas mecânicos da prótese. A possibilidade de rejeição do material pelo seu corpo seria uma alternativa muito remota .
Na maioria dos casos a perda de implante está associada a saúde médica do paciente ou problemas pós operatórios, tais como:
- Problemas como diabetes descontrolada;
- Consumo de cigarros excessivo;
- Uso de alguns tipos de medicamentos;
- Cicatrização;
- Repouso inadequado;
- Falta de cuidados;
- Falta de retorno para avaliação e manutenção.
Problemas facilmente evitáveis por um profissional cuidadoso, uma anamnese e orientação correta.
Por que fica soltando o parafuso de um implante?
É muito raro o parafuso soltar, uma vez que ele está integrado à base óssea. É mais comum o implante se desprender do parafuso ou ter algum problema no próprio implante. Mesmo assim, esta é uma situação que não deve acontecer. Não é normal um implante se soltar. Por isso, retorne ao especialista para ver o que aconteceu.
O que fazer quando o implante está mole?
Quando você sentir o seu implante dental mole, evite tentar soltá-lo ou ficar mexendo com o material. Isso pode danificar um material que precisa apenas de ajuste. A dica é entrar em contato com o dentista especialista para avaliar a situação.
Como dito anteriormente, nem sempre o problema é com o implante, mas sim com o parafuso protético, com elementos como fio cirúrgico ou gengiva excessiva, por exemplo, que não permitem o encaixe perfeito. Enfim, é mais comum que o implante esteja apenas mal encaixado. É preciso avaliar o seu caso antes de tomar providências.
Veja também: Qual a diferença entre Invisalign e outros Alinhadores Invisíveis?
O que achou das dicas sobre o implante dental? Compartilhe estas ideias em suas redes sociais e deixe o seu comentário! Siga a Ciotti no Instagram!
No comment yet, add your voice below!